Get Adobe Flash player

"Bem-vindo ao jornal Juca Post on-line. Aqui você poderá conferir as principais notícias de Franco da Rocha e região em tempo real"

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Capela de Nossa Senhora da Conceição em 1920

A população do vilarejo do Juquery construiu uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição em 1920. As tradicionais missas eram realizadas aos domingos. A população local promovia festas e quermesses para angariar fundos para melhoria da igreja católica. O dia 8 de novembro é considerado dia de Nossa senhora da Conceição em Franco da Rocha e feriado municipal.

Quinta Colônia em 1940

O Complexo Hospitalar do Juquery teve várias colonias. Elas recebiam uma numeração para identificação a medida que iam sendo construidas. A 1ª colonia ficava próxima ao Hospital Central. A 2ª colonia foi construida onde hoje se localiza a Praça da Saúde. A 3ª Colonia foi transformada em Sede do Parque do Juquery. A 4ª colonia tinha o privilégio de contar com uma lagoa que fornecia a água para o hospital e por conseguinte; uma estação de tratamento. Hoje ela foi transformada em Presidio.  Fica próxima à escola de Bombeiros. E a 5ª colonia ficava bem próxima ao bairro da Vila Ramos. Hoje ela foi transformada em Casa de Custódia e abriga os pacientes do antigo Manicômio Judiciário.

A Fonte Luminosa

Franco da Rocha tem muitos bairros (mais de cem), mas infelizmente tem poucas praças públicas. E as praças que mais se destacaram ao longo desses anos foram a praça Dom Bosco no centro da cidade, a praça Antonio Teixeira na Vila Ramos e a praça do bairro do Pouso Alegre.

Aqui nesta foto um registro da fonte luminosa da praça da Vila Ramos que foi inaugurada no final da década de 60. Naquela época a população, que tinha poucas opções de lazer, adorava ir para as praças da cidade ver a fonte luminosa com seus jatos de água, coloridos por lâmpadas de holofotes instalados na parte baixa desse local.

Avenida dos Expedicionários na década de 50. Procissão percorre as principais ruas da cidade no dia 8 de dezembro, Dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Ao fundo à esquerda, observa-se a Fábrica de Linhas Centauro, onde está sendo construido o Shopping Franco da Rocha.

DESFILE CÍVICO NA DÉCADA DE 70

Naquele tempo o dia 30 de novembro, dia da emancipação de Franco da Rocha, era muito comemorado e a prefeitura promovia o desfile cívico na cidade. O evento atraia mutldões como demonstra esse registro fotográfico da época na antiga rua  Jundiaí, que depois mudou de nome para rua Dr. Hamilton Prado, onde ficava o saudoso Cine São João, onde atualmente fica a Casas Pernambucanas.

fretado

Previsão do Tempo

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Classificados

 

 

 

 

Notícias lidas

Ver visitas de Artigos
247750