Get Adobe Flash player

"Bem-vindo ao jornal Juca Post on-line. Aqui você poderá conferir as principais notícias de Franco da Rocha e região em tempo real"

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

O mês de agosto

Agosto é o 8º mês do nosso calendário. Inicialmente o nosso calendário era composto de 10 meses, mas com a alteração foram criados mais 2 meses, Julho e Agosto, nomes dados em homenagem a dois imperadores  romanos, Julio Cezar e Cezar Augusto. 

MÊS DAS SUPERSTIÇÃO

Agosto é o mês das superstições no domínio popular. É uma tradição que vem de longo tempo, que não se sabe de onde, como e porque começou.

As Igrejas reclamam que no mês de Agosto, quase não se realizam casamentos, porque os noivos tem medo de se casar neste mês e não serem felizes para sempre.

Pensem como será uma Sexta- Feira Treze, no mês de Agosto, em um Ano Bissexto, um Gato Preto passando na frente, mais uma coruja no telhado e para completar levantar com o pé esquerdo.

Agosto também é conhecido como “O Mês de Cachorro Louco”. Por isso que neste mês tem a vacinação Anti-Rábica nos Melhores Amigos do Homem. Inventaram, também, algumas superstições, para não ser atacado, por um deles, como:

– Usar roupas “nos avessos”

– Enfiar um prego na bananeira

DIA DOS PAIS

No 2º Domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. Homenagem justa para aquele que parece insensível, mas tem uma sensibilidade que nem sempre consegue demonstrar, porque sempre tem que demonstrar ser uma fortaleza, mesmo quando a adversidade é grande.

ADVOGADO

O dia 11 de agosto é um dia muito lembrado pelos advogados, porque neste dia é lembrado o “pindura”, uma brincadeira feita pelos estudantes de direitos da Faculdade da USP, localizada no Largo de São Francisco, cujo Centro Acadêmico, por onde passaram grandes nomes do judiciário nacional, recebe o nome de 11 de agosto.

O MÊS DO FLOCLORE

Agosto é também o mês do Folclore, e na cultura brasileira existe uma grande riqueza com relação ao Folclore. Monteiro Lobato na sua obra O Sitio do Pica-Pau Amarelo, trás algumas peças do nosso Folclore:

O Saci Perere – um negrinho de uma perna só, com um gorrinho vermelho, que aparecia principalmente nos “Roda- Moinhos” e fazia xixi nas crianças.

A Cuca, uma criatura feia que assustava a criançada.

Mais alguns elementos do nosso folclore:

A Mula Sem Cabeça, que corria pelos pastos assustando os animais.

O Boto Cor de Rosa, que se transformava em moço bonito e deixava as moças apaixonadas.

O Negrinho do Pastoreio - do Folclore Gaúcho. Um Negrinho que foi torturado pelo senhor, depois jogado em um formigueiro. Que aparece nos Pampas, protegendo as tropas e ajuda a trazer animais perdidos.

E existem tantos outros elementos do nosso folclore que vale a pena conhecer.      

      FRANCO DA ROCHA

Em Franco da Rocha, nos anos 70, no Centro Comunitário, hoje Centro Cultural, se fazia A Semana do Folclore, oportunidade de mostrar, muitos valores da nossa cultura, através das artes. Atualmente em Franco da Rocha, tem o Inverno Cultural

ROMARIA

Aqui em Franco da Rocha, acontece no mês de agosto a tradicional Romaria á Pirapora do Bom Jesus, que começou  á 71  anos atrás, como um ato de fé idealizado pelos senhores Tino Palma, Ladislau Correa Leite (Baú) e Altino Anzelotti .

Tem também a festa do Bom Jesus da Paradinha.

ACONTECIMENTOS NACIONAIS

Em Agosto já tivemos grandes acontecimentos a nível nacional.

- O Suicídio de Getulio Vargas que comoveu o pais, em 24 de agosto de 1954.

- A Renuncia do Presidente Jânio Quadros, eleito para suceder Juscelino Kubschek, teve uma votação expressiva. Atribuiu sua renuncia ás “forças ocultas”, que até agora não se sabe quais são.

- Também, em agosto, foi cassado o ex-presidente Collor, que se dizia “Caçador de Marajá” , mas estava envolvido em um grande esquema de corrupção. Atualmente é Senador da Republica e faz parte da base aliada do governo Dilma.

- Em  agosto de 2012 , teve inicio o julgamento dos que participaram do “Mensalão”, que também foi um esquema de corrupção.

- 25 de agosto é o dia do Soldado, em homenagem á Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

O FATO MARCANTE

No dia 06 de agosto, aconteceu uma das maiores tragédias mundiais. Os Estados Unidos da Amércia (USA) lançou a Bomba Atômica sobre as cidades japonesa Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas e causando uma enorme destruição, sob o pretexto de por fim a guerra.

AGOSTO...

Pois é! O mês de agosto é muito místico e de muitas “estórias e “histórias”, que enriquecem nossa cultura, mas também é um mês de grandes decisões:

- Fim de guerra

- Fim de mandato de Presidentes

- Nosso Folclore

Com certeza, AGOSTO, é um mês que nos faz pensar.

Texto: Tuca Machado 

fretado

Previsão do Tempo

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Classificados

 

 

 

 

Notícias lidas

Ver visitas de Artigos
199786