Get Adobe Flash player

"Bem-vindo ao jornal Juca Post on-line. Aqui você poderá conferir as principais notícias de Franco da Rocha e região em tempo real"

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

UBS do Monte Verde completa um ano

UBS amplia atendimento e melhora a vida de moradores do Monte Verde e dos bairros adjacentes

Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) franco-rochense completa um ano de atendimento à população. O equipamento fica em um novo prédio, no bairro do Monte Verde e leva o nome da Enfermeira Rosa Genoveva dos Reis.

A UBS foi entregue em julho de 2016 e melhorou a atenção aos moradores do local, além de beneficiar as pessoas que residem no entorno.

Agora, para atender melhor o público a nova UBS conta com 18 novas salas, dois médicos generalistas que fazem os atendimentos de ginecologia, pediatria e clínica médica, um clínico geral plantonista, dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem, recepcionista, além dos Agentes Comunitários de Saúde, que colaboram para o Programa Estratégia Saúde da Família.

Antes da unidade ser inaugurada, o atendimento era feito em outro espaço, que tinha apenas quatro salas, sendo dois consultórios médicos, recepção e sala de enfermagem.

Atendimentos na UBS

Quanto aos serviços, a unidade oferece atendimento de clínica médica, ginecologista, e pediatria, além de pré-natal, SIS pré-natal (para puérperas), visita domiciliar às puérperas (10 dias pós-parto), teste rápido e algumas palestras visando orientar os munícipes quanto aos cuidados necessários para amamentação, combate às DSTs, hiperdia (pressão arterial), tuberculose e necessidade de se fazer um planejamento familiar, entre outras campanhas e atividades. No local, segundo um levantamento aproximado feito pela Secretaria da Saúde, mais de 10 mil pessoas já foram atendidas em um ano no novo espaço.

Antes da inauguração da UBS do Monte Verde, as pessoas que residem na Vila Palmares e Chácara São José tinham que se deslocar até a UBS do Parque Vitória e os moradores do Green Valley precisavam ir até a UBS no Centro. Hoje, os munícipes contam com o atendimento mais próximo de suas residências, melhorando assim a atenção à saúde.

Segundo a coordenadora da unidade, Lucimar Oliveira, de 39 anos, por conta do novo local foi possível ampliar o atendimento à população, visto que na antiga unidade eram atendidos em torno de 3,5 mil pessoas num todo e que agora, com os novos bairros que foram contemplados, cerca de 9 mil recebem esse atendimento. Ainda segundo Lucimar, também foi implantado o atendimento odontológico e uma sala de vacina, algo que não tinha condições de funcionar no antigo prédio.

“Era difícil desenvolver as atividades no outro local por conta do pouco espaço físico que tínhamos. Os enfermeiros tinham dificuldades de desenvolver as atividades, pelo local não ser adequado. Lá ficamos por 12 a 13 anos e hoje a melhora das condições de trabalho é inquestionável. Aqui não tenho tumulto como havia na outra unidade”, afirmou a coordenadora.

A moradora do Monte Verde, bairro da UBS, Deuseni Coelho, de 55 anos, avaliou a nova unidade. “Lá na antiga sempre houve um bom atendimento, mas na questão de espaço melhorou bastante. Tudo que eu precisei de uma UBS, exames, encaminhamento, sempre consegui aqui. Geralmente eu passo no clínico e todos os exames que preciso ele pede para fazer. Eles são bonzinhos”, afirmou.

Deuseli, que mora em Franco da Rocha há mais de 30 anos, chegou na Unidade Básica de Saúde com consulta marcada com o clínico geral e não teve que aguardar nem 10 minutos. Passou com o médico, recebeu as orientações e voltou para a casa contente com os encaminhamentos que precisava.

Vale ressaltar que quem necessitar de algum serviço de atendimento básico de saúde e mora em um dos bairros citados basta ir até a unidade, que fica na Estrada da Vargem Grande, 131, na Vila Palmares. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Se precisar de mais informações, é possível entrar em contato pelo número da UBS: 4800-1978.

Texto e foto: Ewerton Geniseli

fretado

Previsão do Tempo

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

Classificados

 

 

 

 

Notícias lidas

Ver visitas de Artigos
235173